top of page

SOBRE AO COLÉGIO JACINTHO

Boas-vindas do diretor da escola,

 

 O Colégio Jacintho é uma instituição que oferece o Ensino Médio Regular e o Ensino Médio com Formação de Professores, com um objetivo claro: oferecer uma qualidade de ensino que permita integrar os nossos jovens ao mercado de trabalho com uma visão crítica e senso de cidadania. Para isso, investimos nas relações interpessoais, no respeito entre alunos e funcionários e em novos métodos e tecnologias para melhorar a resposta de nossos alunos aos desafios que a atual sociedade nos apresenta. Nós não fugiremos da nossa responsabilidade que é oferecer ensino público de qualidade. O colégio pertence a todos nós e, por isso, devemos cuidá-la e preservá-la para os próximos que virão. Aos nossos atuais alunos desejo uma boa permanência e que desfrutem de tudo que o colégio pode oferecer.



Atenciosamente,

 

Carlos Santa Anna

​Diretor Geral

Nossa filosofia

O respeito mútuo entre todos e uma visão crítica como forma de transformação da sociedade.

Nossa história

Quem foi Jacintho Xavier Martins?

Jacintho Xavier Martins Júnior nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 11 de outubro de 1901 e faleceu aos 81 anos, em 25 de fevereiro de 1983.
De origem pobre, estudava e trabalhava, ajudando os irmãos no custeio de seus estudos.
Formou-se em Engenharia Civil e ocupou cargos da maior importância no setor público e privado, sendo a capacidade profissional e a austeridade as marcas de sua atuação.

Cargos por ele ocupados:

Engenheiro chefe residente na construção de um trecho da antiga Rio-São Paulo;

Engenheiro responsável pela construção do açude "General Sampaio", no Estado do Ceará;

Engenheiro chefe na inspetoria de obras contra as secas em Salvador - Bahia;

Engenheiro chefe no planejamento e construção da estrada Areias - Caxambu, em Minas Gerais;

Engenheiro residente no planejamento e traçado do trecho da estrada de ferro Brasil-Bolívia;

Secretário de Viação e Obras do antigo Distrito Federal - RJ.

E muitos outros cargos da maior responsabilidade.

Por volta de 1950, ao sobrevoar esta região com destino ao norte do país, ficou fascinado pelos recortes do litoral e a topografia do lugar. Ao retornar, aqui estabeleceu-se, organizando uma pequena fazenda de criação de gado bovino.
Nesta época, Rio das Ostras resumia-se em uma venda, meia dúzia de casas de pescadores e uns poucos veranistas.
Com o passar dos anos, a grande procura por suas praias originou um projeto de loteamento em parte de sua propriedade, ordenando este início de desenvolvimento: o Bosque da Praia e, em seguida, a Extensão do Bosque.
Neste projeto não foram esquecidas áreas destinadas a praças públicas e, especialmente, uma quadra inteira com a finalidade de ser utilizada para "serviços sociais". Nascia assim, o espaço do atual Colégio Jacintho Xavier Martins.
Anos depois, através de entendimentos entre seu filho Marcelo e o então prefeito do município de Casimiro de Abreu, Célio Sarzedas, surgiu a decisão definitiva de ali, naquela área antes reservada, construir-se uma escola.
A determinação e o esforço da Prefeitura de Casimiro de Abreu fez surgir, a curto prazo, o nosso colégio, em cuja inauguração (15 de setembro de 1982) esteve presente o próprio governador da época, Chagas Freitas, prestando grande homenagem a Jacintho Xavier Martins Júnior, a seus familiares e a todos que lutaram por esse feito. Neste ato, Jacintho já se encontrava doente, foi representado pela sua esposa e filhos.
Jacintho Xavier Martins Júnior era apolítico, mas progressista e empreendedor. Foi excelente chefe de uma família unida, que até hoje vive e trabalha em Rio das Ostras.
Ele sabia que o bem maior é aquele que, pela sua natureza, por um tempo muito grande poderá servir a muitos.

Texto elaborado por Marcelo Xavier Martins

© 2017 Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins

  • Instagram Social Icon
  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-youtube
bottom of page